INFORMATIVO HISTÓRIA CAPELAS PASTORAIS MOVIMENTOS SERVIÇOS


CAPELA NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS

O bairro Jardim Primavera criado em 1978, já se encontrava bastante povoado, a Escola Municipal Alexandre Leon de Carvalho Bordes, realizava todos os anos uma comemoração pelo dia das mães e era rezada uma Missa nesse local. No ano de 1994 coube ao Pe. Felix Weka Koban, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro presidir a Santa Missa. O Padre viu de perto a fé daquelas mães e sugeriu que se rezasse missa todos os meses. A direção da escola aceitou a sugestão e cedeu uma sala, onde uma vez por mês, em um sábado à noite, ocorresse à celebração da Santa Missa. As funcionárias da escola, a professora Helena Maria Aleixo Vicente Pereira e a Cecília Marineli da Silva com o apoio da Matriz, implantaram ali a Catequese aos sábados e alguns dias da semana na casa da senhora Cecília. 

Em pouco tempo, devido ao grande número de crianças o espaço na escola ficou pequeno, então as lideranças locais junto com a direção da escola, resolveram construir um barracão com recursos provenientes de festas e eventos. O Sr. Paulo Bloc, Ministro da Eucaristia com o apoio do Conselho Paroquial de Pastoral da época, coordenou a formação da primeira diretoria e a escolha do nome da Padroeira.
O 1.º Conselho de Assunto Econômico (CAE) ficou assim constituído: Presidente – Luiz Roberto Aleixo, Vice – Renato Bueno de Oliveira, Tesoureiro – Nascimento João da Silva, Vice – Paulo Bloc, Secretária – Maria Lucia Roscochi Aleixo e tendo como Vice – Erondina Veiga dos Santos. Formou-se também o Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) com as seguintes lideranças: Coordenadora – Cecília Marineli da Silva, Vice-Márcia Maria de Lourenzi Gastoldon e Secretária – Josefa Norberto de Oliveira. Através do voto foi escolhido o nome da Padroeira: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. 

Observando a necessidade de ter um local próprio para a formação da Capela, o saudoso Sr. Ladislau Aleixo, forte liderança comunitária, reivindicou ao prefeito da época, um terreno para construir a Igreja. O prefeito atendeu ao pedido e efetuou a doação de um terreno no loteamento situado no Jardim Americano. Outras lideranças vieram ajudar nos trabalhos: Valdino José Tarnovski, João Alves de Souza, jovens catequistas como: Márcia, Elaine, Mônica, Cristiane, Tânia, Rodrigo, Ana Paula, Eder, entre outros. No terreno foi construído um barracão onde eram celebrados os cultos dominicais, Missas e Catequese. 

A partir daquele momento, várias promoções foram feitas com o intuito de arrecadar fundos para construir a Igreja definitiva que está em construção em um terreno maior doado pelo empresário: Sidney Axelrud, da empresa CIBRACO, em maio de 2006. Carlos César Zatta presidia até então o Conselho de Assunto Econômico (CAE) e Josefa Norberto de Oliveira, coordenava o Conselho Comunitário de Pastoral (CCP).

 

Localização: Rua Francisca de Souza Cortês | Afonso Pena | São José dos Pinhais/PR | (41) 3382-3130

Facebook da Capela Nossa Senhora da Luz dos Pinhais 

Horário das Missas: 2º Sábado às 19:00, 1º e 4º Domingo às 08:00hs