HISTÓRIA CAPELAS ( - PASTORAIS - MOVIMENTOS - SERVIÇOS ) Notícias


CAPELA DIVINO ESPÍRITO SANTO

Capela Divino Espírito Santo

CAPELA DIVINO ESPÍRITO SANTO

 

Em 23 de novembro de 1977 o Padre Pedro Fuss, SVD, da Paróquia São Cristóvão, convidou Lauro Iankoski a ser responsável pela coordenação da construção de uma Igreja para o Jardim Aviação, ou seja, a Capela Divino Espírito Santo. A Igreja idealizada começa a ser construída.

O Padre escolheu o Sr. Lauro, pois este, na época tinha um armazém, cujo projeto era parecido com o que o Padre queria para a Igreja. O Senhor Lauro, disse não esquecer o dia em que o Padre Pedro Fuss, comentou dispor de Cr$ 104.000,00 (cento e quatro mil cruzeiros) para iniciar a construção da Capela. O pedreiro responsável pela obra foi um Senhor chamado David. O primeiro barracão foi construído com madeira doada pelo Sr. Jango e com a sobra dessas madeiras, foram improvisados também alguns bancos que são utilizados até hoje pela comunidade.

A primeira grande festa realizada na Capela foi em 1978, a “Festa de Pentecostes”, onde todas as pessoas que moravam nos arredores, naquela época, ajudaram na organização do evento.

O Sr. Lauro deixa bem claro quando fala da inauguração da Capela, que não fez nada sozinho, apenas estava na coordenação durante a construção da Igreja. Diversas pessoas deveriam ser lembradas e homenageadas pela disposição e empenho com que trabalharam pela comunidade, e por esse motivo prefere não citar nomes, com medo de ser injusto com alguns. No início da construção, a Capela pertencia à Paróquia São Cristóvão. Em 1984 a então Capela Nossa Senhora do Monte Claro foi nomeada Paróquia, tendo como primeiro Pároco o Pe. Ernesto Zaramella e por 30 (trinta) anos a Capela Divino Espírito Santo pertenceu à esta nova Paróquia.

Atualmente, desde 23 de fevereiro de 2014, quando a Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Rio Pequeno, foi instituída como uma Nova Paróquia e tendo como Pároco o Padre Adriano e Vigário o Padre Hilário, contudo, não ficaram por muito tempo, sendo transferidos pelo então Bispo Diocesano Dom Francisco Carlos Bach, que em 03 de abril de 2016, nomeou o Padre Taciano Nascimento Rolim, como Administrador Paroquial.

 

REFORMA DA IGREJA E INOVAÇÕES:

 

Em 2001 a Capela começou a ser reformada, e durante esse período, as Celebrações foram realizadas no salão de festas. Primeiro foi reformada toda a parte estrutural da edificação, paredes erguidas, foi construída uma Sala para Sacristia e outra para a Equipe do Dízimo, logo na entrada e também foi reformado toda a estrutura do piso e teto.

Atualmente tem-se uma Igreja que transparece o esforço conjunto que todos exercem para mantê-la agradável para Comunidade e visitantes, tanto na estética, quanto no acolhimento espiritual, a cada ano surge outras necessidades e novas benfeitorias vão sendo realizadas, tais como salas para uso da Catequese, bem como das diversas Pastorais e Movimentos com reuniões e/ou encontros de formações.

Celebrações: A partir do ano de 2018 as Celebrações passaram a ser realizadas aos sábados às 18h00, sendo no 1º e no 3º sábado, Santa Missa e nos demais fins de semana, a Celebração da Palavra. Na 2ª quinta-feira, às 20h Santa Missa, sendo responsável a Equipe do Dízimo e Catequese, para trabalhar o Dízimo Mirim com os Catequizando. No dia 29 de cada mês às 19h30 Missa em honra a São Miguel Arcanjo sendo responsável o Grupo de Oração da RCC denominado Mãe de Pentecostes. Domingo às 18h30 Grupo de Oração Mãe de Pentecostes, Segunda segunda-feira às 19h Coroa do Espírito Santo e quarta-feira às 19h00 Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 

A Capela conta hoje com agentes em praticamente todas as Pastorais e Movimentos como: Catequese, Capelinhas, Campanhas, Coroinhas, Dízimo, Familiar, Grupo de Oração, Liturgia, MAC´s (Ministros), Música, Movimento de Irmãos, PASCOM, Vocacional e CMPC.

 

Localização: Rua Cruzeiro do Sul, 735, Bairro Aviação | São José dos Pinhais/PR | (41) 3382-3130

https://pt-br.facebook.com/ComunidadeDESanto/


Para Horário da Matriz e atendimento da Secretaria Paroquial,CLIQUE AQUI

Atualizado em 16/03/2019.