Bispos do Paraná iniciam a visita Ad Limina em Roma

18 FEV 2020 - Uma missa com a comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro marcou o início da Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Paraná, que seguirá até o próximo dia 27 de fevereiro.

A celebração foi presidida Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, ladeada por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2, e Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2, concelebrada pelos demais bispos do Regional e os padres do colégio.

Durante os dez dias em Roma, os bispos ficarão hospedados no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, residência de padres brasileiros que vem para fazer especializações, mestrado ou doutorado em Roma. No início da missa, padre Geraldo Maia, reitor do Colégio, deu as boas-vindas aos bispos e padres do Paraná e apresentou a comunidade, que hoje tem 71 padres residentes, sendo 69 brasileiros e 2 de Cabo Verde.

“Para o nosso Colégio é muito importante acolher os bispos que vem para a Visita Ad Limina. Aqui passaram muitos padres que hoje são bispos, além disso, é um lugar especial pois acolhe padres que se aprimoram nos estudos e depois vão dar grande contribuição nas dioceses, sendo reitores de seminário, professores nas universidades e outras atividades. Essa relação de sintonia com os bispos é muito importante”, disse Pe. Geraldo.

Em sua homilia, Dom Amilton disse que a Visita Ad Limina é um grande sinal de Deus para todos e isso tem sido manifestado pela proximidade do povo com orações e manifestações de apoio. “Essa Visita deixa visível o grande sinal da colegialidade apostólica. Aqui estamos nós, pastores de um povo, em unidade com o pastor maior, o Papa. É um tempo de avaliação e também de nos fortalecer para continuar esse caminho de sinodalidade, proposto, sobretudo pelo Concílio Vaticano II, e para o qual o Papa Francisco tanto tem insistido”, disse Dom Amilton. Após o jantar, os bispos realizaram uma breve reunião para organizar as questões práticas desses dias de trabalho.

Hoje, 18 de fevereiro, a primeira atividade foi a missa na Basílica de Santa Maria Maior, presidida pelo presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz.

(Texto e fotos: Karina de Carvalho – Assessora de comunicação)