HISTÓRIA CAPELAS ( - PASTORAIS - MOVIMENTOS - SERVIÇOS ) Notícias


Paroquianos de N. Sra. Monte Claro iniciam Quaresma com Missa na Quarta-feira de Cinzas.

 

O Papa disse que a “Quaresma é o tempo para nos libertarmos da ilusão de viver correndo atrás da poeira. Quaresma é redescobrir que somos feitos para o fogo que arde sempre, não para a cinza que imediatamente desaparece; para Deus, não para o mundo; para a eternidade do Céu, não para o engano da terra; para a liberdade dos filhos, não para a escravidão das coisas. Hoje, podemos nos perguntar: De que parte estou? Vivo para o fogo ou para as cinzas?”

Fonte: VATICAN NEWS - Papa-Missa de Cinzas


Um pouco sobre a quaresma:

A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede o Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo. A Quarta-feira de Cinzas, o período do Carnaval e outras celebrações religiosas são datas móveis, definidas a partir do Domingo da Páscoa, celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. A festa da Páscoa era um ritual realizado por pastores, que, como proteção, tingiam as entradas de suas tendas com o sangue de um cordeiro. Com o Êxodo do Egito, passou a ser lembrança da libertação do povo hebreu. Para os cristãos a Páscoa é a lembrança permanente de que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo Cordeiro Pascal.

Biblicamente o número quarenta tem um significado importante: foram quarenta anos que o povo hebreu passou no deserto e foram quarenta dias que Jesus passou no deserto em purificação. Por isso, a Igreja conserva a tradição de preparação para a Páscoa com quarenta dias de Jejum, Penitência e Esmola, na busca da plena conversão aos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Nas missas celebradas na Quarta-feira de Cinzas, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo.

Fonte: RS21


CAMPANHA DA FRATERNIDADE:

Também na Quarta-feira de Cinzas, começa, em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade. A Campanha “ocorre durante a quaresma porque quer ser sinal e instrumento de vivência quaresmal“. Ele ainda recordou: “sabemos que uma das principais exigências da espiritualidade quaresmal é justamente a fraternidade, o amor fraterno, com seus vários níveis e exigências“.
Cardeal Dom Sergio da Rocha - Presidente da CNBB.


Objetivos da CF
“Um dos principais objetivos da CF“, disse o cardeal, “é contribuir para o conhecimento da importância do tema e promover uma participação maior na elaboração de políticas públicas nos diversos âmbitos da vida social (saúde, educação, segurança pública, meio ambiente…) temas já trabalhados em temas anteriores. De tal modo, que esta Campanha, com um tema de caráter mais abrangente, retoma e dá continuidade a outras que tiveram temas mais específicos. Ela estimula o exercício consciente e responsável da cidadania, despertando o interesse pelas políticas públicas, tema exigente e aina pouco conhecido“.

Fonte: CNBB-BRASIL

Os cristãos “devem buscar uma participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo, que permita a construção de uma cultura fraterna baseada no direito e na justiça“.
Papa Francisco, Ouça a mensagem do papa ao povo brasileiro sobre a CF em: 
Fonte: VATICAN NEWS - Mensagem do Papa para Campanha da Fraternidade

Fiéis lotam Matriz N. Sra. Monte Claro nesta quarta-feira de cinzas — Foto: Pascom/Mateus/Alana

Veja mais fotos da missa na matriz das 19h e das 15h em:
ALBÚM DE FOTOS DA PASCOM